A pletismografia é um teste de função pulmonar usado para avaliar os volumes pulmonares, de uma forma mais detalhada que a espirometria. A medida desses volumes fornece informações essenciais para a caracterização dos distúrbios presentes nas doenças respiratórias.
É indicada para avaliação funcional de todos pacientes com doenças pulmonares avançadas, principalmente para pacientes sob protocolo de transplante pulmonar, para avaliação funcional de pacientes com doenças pulmonares intersticiais (fibrose pulmonar, doenças de colágeno, pneumopatias intersticiais, entre outras), para avaliação pré-operatória de pacientes com pneumopatias graves e também em protocolos de pesquisas e também, na suspeita de distúrbios ventilatórios restritivos não comprovados por espirometria.
A pletismografia é realizada num pletismógrafo, que é uma cabine totalmente fechada onde o paciente permanece durante a realização do exame e permite determinar os volumes pulmonares e a resistência das vias aéreas. O exame tem duração de 30 minutos em média e é aplicado por técnico de espirometria, com experiência adequada, sob supervisão do médico responsável pelo laboratório de função pulmonar, sendo este também responsável pelo laudo final do exame.
O serviço é indicado para:
– Diferenciação e quantificação de processos mistos (obstrutivos e restritivos);
– Detecção e quantificação de processos restritivos;
– Melhor avaliação das doenças obstrutivas;
– Avaliação da resposta ao tratamento;
– Detecção e quantificação de hiperinsuflação pulmonar;
– Classificação adequada dos distúrbios ventilatórios;
– Avaliação de incapacidade laboral/invalidez;
– Detecção e quantificação de aprisionamento de ar;
– Pré-operatório de cirurgia de ressecção pulmonar;