Humanização por meio da música

Muitos momentos da nossa vida ficam marcados por motivos especiais, alguns deles são complementados com nossas canções prediletas que dão vida, movimento as lembranças e sentimentos. Hoje quero compartilhar com vocês uma perspectiva diferente sobre a música: sua capacidade de curar. Muitos estudos já mostram o poder e eficácia da música em tratamentos de saúde.


Esse foi um dos métodos escolhidos pelo Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG como política de humanização aos pacientes da unidade, por meio do projeto Sarau do HGG. Este ano, no mês de agosto, a iniciativa celebra nove anos, com um histórico eclético de apresentações, emoções e feedbacks positivos dos pacientes, acompanhantes e também colaboradores do hospital que participam semanalmente da ação.
O olhar carinhoso e a vontade de ajudar o próximo foram fundamentais para desenvolver um projeto que já promoveu mais de 500 horas de shows, divididos em mais de 380 apresentações com a colaboração de mais de 1700 músicos voluntários que doam seu tempo e trabalho, em prol de outras pessoas.
Agora, um detalhe importante: nem os momentos de turbulência causados pela pandemia silenciaram o Sarau. Um formato virtual foi elaborado para que o momento tão esperado não ficasse sem acontecer. Foi admirável a capacidade que o projeto teve em se reinventar.
Há poucos anos, escrevi o livro A meta da humanização: do atendimento à gestão na saúde, no qual trago experiências exitosas, destacando projetos do HGG que humanizam diariamente o atendimento. Como médico, com os anos longos de experiência que tenho no campo da saúde, só consigo admirar esse trabalho tão essencial.
O Sarau do HGG é um projeto muito bonito. Como ser humano e entusiasta da medicina, eu e muitos outros profissionais sabemos que é possível ter um ambiente humanizado mesmo dentro de um ambiente complexo como um hospital público, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no país e no sistema de saúde. Ressalto que muitas pesquisas mostram excelentes resultados do tratamento farmacológico dentro de hospital, quando aliado ao tratamento humanizado. As pessoas que são submetidas às ações de humanização reduzem os sintomas de depressão e a recuperação torna-se mais eficaz.
Não há dúvidas de que o Sarau do HGG já se consolidou como uma ação que estimula a diversidade musical, além de promover bem-estar por meio da música. Isso é sadio, é humano, é incrível. A iniciativa do Instituto de Desenvolvimento tecnológico e Humano -Idtech, em parceria com o governo de Goiás e a Secretaria de Estado da Saúde, tem rendido curas, alegrias, e entretenimento ao seu público mais valioso, seus pacientes.

Fonte: O Popular
Marcelo Rabahi é médico e coordenador de Ensino e Pesquisa do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech)